Caracteristicas do tcp
TCP é um protocolo orientado à conexão que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originados de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede. Esse protocolo atua na camada de transporte oferecendo um serviço de transferência de bytes fim a fim, confiável, em uma inter-rede não-confiável.
O protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens e passa cada uma delas para a camada Inter-Rede. No host destino, o protocolo TCP remonta as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP cuida também do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens muito grande.
· Fluxo de Dados
A camada IP não oferece qualquer garantia de que os datagramas serão entregues da forma apropriada; Existem alguns problemas causados pela transmissão de dados pelo IP como: PACOTES DUPLICADOS , PACOTES FORA DE ORDEM, PERDA DE PACOTES , PACOTES ADULTERADOS .Portanto, cabe ao TCP administrar os temporizadores e retransmití-los sempre que necessário. Os datagramas também podem chegar fora de ordem; o TCP também terá de reorganizá-los em mensagens na seqüência correta. Resumindo, o TCP deve fornecer a confiabilidade que a maioria dos usuários querem, mas que o IP não oferece.
· Controle de Congestionamento
Para evitar congestionamento, O protocolo TCP reduz a taxa de transmissão quando ocorre um congestionamento. Os roteadores são informados da ocorrência de um congestionamento através do protocolo ICMP.
Cabeçalho TCP
O cabeçalho TCP é constituído de :
- Número Porta Origem/Destino: número da porta do programa de aplicação nos pontos terminais locais da conexão;
- Número de Seqüenciação: posição de cada segmento de dado na palavra original;
- Acknowledgement: especifica o próximo byte aguardado;
- Tamanho do Cabeçalho: informa quantas palavras de 32-bits existem no cabeçalho TCP;
- Reservado: campo reservado para uso futuro;
- URG: usado para indicar um deslocamento de bit no número de seqüência no qual os dados urgentes deverão estar;
- ACK: indica se o Acknowledgement é válido;
- PSH: indica que o receptor dos dados deve entregar os dados à aplicação mediante sua chegada, em vez de armazená-los até que um buffer completo tenha sido recebido;
- RST: reinicia uma conexão que tenha ficado confusa devido a uma falha no host ou por qualquer outra razão;
- SYN: usado para estabelecer conexões. Basicamente, SYN é usado para denotar CONNECTION.REQUEST e CONNECTION.ACCEPT
- FIN: encerramento de uma conexão;
- Tamanho da Janela de Transmissão: indica quantos bytes podem ser enviados a partir do byte confirmado (o controle do fluxo de dados é gerenciado por meio de uma janela deslizante);
- Checksum: confere o cabeçalho TCP;
- Ponteiro Urgente: indica um deslocamento de bit no número de seqüência no qual os dados urgentes deverão estar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário