sexta-feira, 18 de março de 2011

DNS

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
  • Examinar e atualizar seu banco de dados. (TCP)
  • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs). (UDP)
Quem administra o DNS no mundo são autoridades mundiais para fazer esse controle tão difícil de ser feito essas autoridades são “donas”dos domínios de nomes . A distribuição mundial dos endereços IPs e DNS é realizada pelo IANA.net e este delega os endereços e DNS para 5 RIRs mundiais (AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC). O LACNIC.net é quem administra os endereços IPs e DNS na América Latina e Caribe sendo que este aloca endereços para o REGISTRO.br que é quem administra os endereços IPs e DNS no Brasil.

Quando se instala um serviço de internet em qualquer host destinado precisa-se configurar a rede para ser feita a navegação e a transmissão de dados do host com as redes afora. Para isso precisa-se do numero do IP da maquina , sua mascara, em qual rede vai ser estabelecida o host e seu gateway e claro o numero do DNS . Mas onde conseguir o numero do DNS?  Qualquer instituição ou órgão que venha a instalar o serviço de rede no host tem por obrigação fornecer o numero do DNS pois sem ele é quase impossível você conseguir navegar.

  •        Configuração de rede local

Irei demonstrar como configurar uma rede local manualmente através do terminal do Linux mas lembrando que essas configurações são validas apenas para distribuições do DEBIAN
Para chegar a fazer a configuração precisamos acessar o seguinte arquivo  :    /etc/network/interfaces
Ao teclar “enter” o arquivo abrirá as seguintes informações :

auto eth2
iface eth2 inet static

Abaixo deiface eth2você pode preencher os campos para concluir sua configuração local  EX :

auto eth2
iface eth2 inet static
    address 192.168.4.5
    netmask 255.255.255.248
    network 192.168.4.0
    gateway 192.168.4.1

Address = IP da maquina
Netmask = mascara de sub-rede
Network = rede pertencente ao host
Gateway = saída padrão do host

Nota-se que o dns não está configurado neste arquivo , pois ele é configurado a parte em outro arquivo que iremos demontrar agora :
Para configurar o DNS usamos o arquivo de resolvedor de nomes existente em qualquer UNIX.

/etc/resolv.conf
nameserver 192.168.4.1

Nameserver = DNS da sua maquina.

Feito isso seu computador está apto para navegar em sua rede local.

OBS : ESSAS CONFIGURAÇÕES SÃO VALIDAS APENAS PARA DISTRIBUIÇÕES DO DEBIAN ( SISTEMAS UNIX ).

·         Espaço de nomes do DNS

Conceitualmente a Internet é dividida em  muitas centena de domínios de primeiro nível, onde cada domínio cobre vários hosts. Os domínios são particionados em subdomínios, que também são particionados, e assim por diante.

Os domínios de primeiro nível tem 2 tipos: genéricos e de países EX: 

Domínio de primeiro nível : “br” , “de” , “net” , “com
Domínio de segundo nível : “Edu”  , “gov

Proxy

O serviço de proxy consiste em manter, em uma área de acesso rápido, informações já acessadas por outro usuário, evitando assim a retransmissão destas informações e deixando-as disponíveis ao usuário num tempo bem menor.
Sempre que há uma requisição de serviços HTTP ou FTP, o servidor proxy captura os dados que o servidor web disponibiliza ao cliente (usuário) e os guarda em uma área em disco. Na próxima vez que este site for acessado, o navegador primeiro fará a procura no servidor proxy. Se os dados forem encontrados neste servidor, a transferência de dados se dará entre ele e o cliente (navegador). Se o servidor proxy não dispuser dos dados requisitados, o acesso será feito diretamente ao site de destino.


Wimax

O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário