Proxy
O Proxy é um servidor que atende a requisições repassando os dados do cliente à frente. Um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, sítio web, ou outro recurso disponível noutro servidor.
Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de caixa em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.
Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.
Existem pacotes que podemos instalar nas maquinas e torná-las em servidores Proxy um desses pacotes é o que iremos utilizar o Squid .
Squid
È um servidor Proxy que suporta protocolos como HTTP,HTTPS,FTP. Reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cachês de requisições freqüentes de páginas WEB numa rede de computadores.
Proxy caching HTTP
Esse tipo de Proxy é o qual daremos mais ênfase nos nossos estudos.Esse proxy de caixa HTTP ou em inglês caching proxy, permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia na sua caixa (cache). Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é acedido, proporcionando ainda uma redução do uso da banda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário