sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Roteamento

ROTEADOR como todos nós ja sabemos ele faz uma iteração entre as redes de computadores. Como todo equipamento também tem seu protocolo um dos protocolos de roteamento existentes é o RIP. O protocolo IP é responsável pelo roteamento das informações na rede.
Existem dois tipos de roteamento : Roteamento estático e roteamento dinamico

Roteamento Dinâmico

O roteamento dinâmico é estabelecido quando colocamos uma máquina entre duas ou mais sub-redes diferentes e há a livre passagem de pacotes entre elas, quando necessário. É importante ressaltar que o roteamento só ira funcionar quando for feito entre sub-redes diferentes. O roteamento também é útil para diminuir o tráfego na rede como um todo, pois só deixa o pacote mudar de sub-rede se isso for realmente necessário.
  • Alteração das tabelas de roteamento de forma dinamica de acordo com a alteração da topologia da rede ,ou seja, é adaptativo.
  • Melhora o tempo de manutenção
  • Mas tambem está sujeito a falhas
Roteamento Estático

Uma rede com um número limitado de roteadores para outras redes pode ser configurada com roteamento estático. Uma tabela de roteamento estático é construída manualmente pelo administrador do sistema, e pode ou não ser divulgada para outros dispositivos de roteamento na rede.
  • É configurada manualmente 
  • A tabela de roteamneto é estática
  • Custo maior de manutenção, quanto maior sua rede e sua complexidade.
  • Sujeito a muitas falhas
Agora iremos apresentar alguns comandos linux para sabermos em qual rede estamos e a visualizar algumas configurações da mesma .

IFCONFIG : Identifica qual o ip da sua maquina e suas características
ao dar esse comando e apertando em "enter" vai aparecer vários dados sobre a rede do computador um dos dados mais básicos são :
  • endereço de HW : Enedreço físico da placa de rede ou o famoso MEC
  • inet end : ip da maquina
  • bcast : broadcast , seria um ip capaz de mandar uma mensagem para todos os outros computadores da sua rede
  • masc : mascara de sub rede , limita o tamanho de sua rede. 
PING : É o tempo de resposta do computador para o servidor de mesma rede
ROUTE -N : Exibe a tabela de roteamento ou escreve uma rota temporariamente
- a ultima linha é a  sua rota padrão (default)
TRACEROUTE : Exibe a sua rota.

Existem também outros conceitos básicos sobre roteamento como por exemplo :
LOOP BACK : Um dispositivo de comunicação serial pode usar um loopback para testar seu funcionamento. Por exemplo, um dispositivo com seu pino de transmissão conectado ao seu pino de recepção resultará em um dispositivo que recebe exatamente aquilo que transmite.

IPFORWARDING : É uma variavel que disponibiliza na rede pública serviços internos, minimizando as probabilidades de compromisso das máquinas internas. Quando essa variável está com o valor 0 nao se executa roteamento , quando a variavel está com o valor 1 ele irá executar o roteamento.

GATEWAY : É também conhecido como porta de ligação intermediária destinada a interligar as redes entre si, separar os dominios de colisão e traduzir os protocolos existentes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário